
Festival Baderna traz atrações culturais 100% femininas e gratuitas até 27 de junho
Visando valorizar a produção feminina tanto no palco quanto fora dele, o Festival Baderna é 100% feito por mulheres, em toda a sua ficha técnica, do palco aos bastidores. Proposto em formato virtual, o Festival contempla as variadas formas artísticas, desde a música ao teatro e a dança, e também contará com uma Feira de produtos feitos por mulheres. Todas as atividades serão feitas de modo remoto, via instagram do evento (@festivalbaderna) e youtube, entre os dias 08 e 27 de junho.
Inspirado na bailarina italiana Marietta Baderna, que rompeu barreiras e levou aos palcos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro a estética das danças afrobrasileiras na segunda metade do século XIX, período em que as mulheres sequer tinham direito à voz por conta do preconceito e da misoginia, o Festival Baderna é por si só um ato de coragem.
Aos domingos, o Festival contará com apresentações musicais, sendo o dia 13 de junho reservado para a artista Cláudia Manzo, o dia 20 de junho o grupo Chorosas, e o dia 27 de junho para Josy.Anne. Já aos sábados, a programação traz a dança, o teatro e as intervenções artísticas para o palco virtual, no dia 12 recebemos a videoperformance de Luísa Machala, chamada "O olho da cabeça do céu", no dia 19 um espetáculo inédito de dança de Raquel Cabaneco e no dia 26 a apresentação teatral “Festival de ideias Brutas ep. 02" de Marina Viana. Todas as apresentações acontecem às 16 horas no youtube.
Sobre Cláudia Manzo - Compositora e instrumentista formada em canto no Chile, sua terra natal, Manzo reside em Belo Horizonte e trabalha com arte. É preparadora vocal, diretora musical e professora de canto. Foi coordenadora no Festival Sonora no Chile (2017 e 2018), criou projetos culturais em BH, com o Bloco de Carnaval feminista "Bruta Flor". Fez parte da banda Orquesta Atípica de Lhamas. A sua música é inspirada pela América Latina e seus ritmos, histórias, cultura e seu povo.
Serviço:
Festival Baderna
Data: 08 a 27 de junho
Local: instagram @festivalbaderna e youtube Festival Baderna
Evento gratuito
Agenda:
Shows:
Dia 13 de junho: Claudia Manzo
Dia 20 de junho: Chorosas
Dia 27 de junho: Josy.Anne
Atrações culturais:
Dia 12 de junho: videoperformance com Luísa Machala - “O olho da cabeça do céu”
Dia 19 de junho: Dança com Raquel Cabaneco
Dia 26 de junho: Teatro com Marina Viana - “Festival de ideias Brutas ep. 02"
Sempre às 16 horas, pelo canal do Youtube: Festival Baderna